Memórias afetivas
Há uma semana uma médica e neurocientista foi convidada para uma conferência sobre as tecnologias da saúde na manutenção da memória e na prevenção do mal de Alzheimer. Apresentava em sua palestra uma pesquisa sobre o papel da afetividade na qualidade de vida dos pacientes.Foram mostrados dados colhidos de diversos pacientes.Muitos deles mudavam o comportamento agressivo,diante de alguma circunstância simples - quando ouviam alguma música ou liam alguma carta.Sendo questionada pela plateia porque isso acontece respondeu:
As memórias afetivas parecem estar situadas na região da Amígdala que é atingida pelo Alzheimer apenas em fases posteriores. Arriscaria a dizer que o sentimento .
Além disso, não podemos deixar de lembrar que há memórias que você viveu que valerão tão à pena que até se ocorresse a tragédia do esquecimento súbito, mesmo assim,teria valido a pena, do tanto que gerou valor.Momentos com a família e principalmente as lembranças de amor que passou em várias fases da vida.
Acabada a palestra a médica se dirige para a sua casa , liga para seu marido ,ninguém atende. Fica aflita,acelera para chegar mais rápido. Passa por um cruzamento com o sinal amarelo , próximo a ela um caminhão vinha a toda velocidade.O não desejado aconteceu, na pressa para freiar , a mulher atinge quase atinge um cachorro que passava.Desce do carro para verificar e nada aconteceu com animal, apenas um susto. Ainda nervoso , segue para a casa.
Assim que chegou percebeu as luzes apagadas , apenas a luz do quintal acesa.Na bancada da área de lazer ,o celular do marido com várias ligações perdidas dela, em frente o esposo e os filhos brincavam na piscina. No mesmo momento, todo o nervosismo sobre não atender as ligações se foi, afinal aquelas eram memórias que seriam eternas e afetivas. Por alguns minutos , ela contempla a cena ,logo depois,sem nem tirar a roupa , pula na piscina, juntamente com a família.
Mamãe , você chegou ?
Cheguei, filha.Vejo que estão se divertindo bastante!
Oi,meu amor. Fiquei com saudades.Agora está bem melhor com você.- disse marido.
Samara Fernandes Leite,12/06/2023
Adorei o texto, amor. Eu te amo!
ResponderExcluir